Publicidade

Dor no joelho? Veja 5 receitas caseiras para aliviar

A dor no joelho pode ser causada por lesões internas na articulação ou apenas por sobrecarga (incluindo sobrepeso), movimentos inadequados, erros de treinamento ou até falta de força muscular.

Também pode estar ligada a outros fatores, como, por exemplo, trauma físico, tensão, artrite ou envelhecimento natural.

Antes de tudo, repouso das atividades que causam dor, bolsas de gelo, analgésicos e anti-inflamatórios são algumas medidas simples que podem aliviar quadros de dor no joelho.

Publicidade

No entanto, além desses métodos, existem remédios caseiros pouco conhecidos que podem ajudar no quadro e aliviar mais rapidamente a dor. Veja, abaixo, cinco deles.

5 receitas caseiras para aliviar dor no joelho

Compressa de gengibre

O gengibre é um anti-inflamatório natural que ajuda combater diversas dores, incluindo a dor no joelho.

Para esses casos, rale um pedaço de gengibre e coloque sobre uma gaze ou pedaço de pano. Mergulhe esse curativo em água quente por alguns minutos e, em seguida, coloque-o na região com dor por cerca de 15 minutos. Esse processo pode ser repetitivo ao longo do dia.

Publicidade

Argila

De antemão, saiba que a argila tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, por isso, quando aplicada no corpo pode aliviar dores articulares e musculares. Além disso, ajuda a melhorar a circulação sanguínea.

Para dor no joelho, misture o pó de argila com água para criar uma pasta. Em seguida, passe no local com dor e cubra com algum tecido (pode ser uma toalha limpa) para que ela aja na inflamação. Deixe no local por cerca de 30 minutos e lave com água quente.

Faça isso diariamente por pelo menos uma semana.

Dor no joelho
Alivie a dor no joelho com remédios caseiros (Foto: Freepik)

Mostarda

Apenas faça uma infusão com sementes de mostarda para melhorar a dor no joelho. Adicione uma colher de sopa das sementes em uma garrafa com água quente e aguarde 15 minutos. Peneire as sementes e beba o líquido duas vezes por dia.

Essas sementes têm o chamado isotiocianato de alila, que, igualmente ao gengibre e a argila, tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, o que auxilia no combate a dores e inflamações em geral.

Publicidade

Óleo de eucalipto

Por último, aplicado juntamente com uma massagem, o óleo de eucalipto ajuda a aliviar as dores, porque tem propriedades relaxantes e analgésicas.

Misture um pouco do óleo essencial de eucalipto com um óleo base, como o óleo de coco ou azeite de oliva, e passe no local, massageando, por aproximadamente cinco minutos.

Eventualmente, para potencializar o efeito, o local pode ser coberto com um filme plástico e aplicado mais calor, com a ajuda de toalhas quentes.

Repita o procedimento diariamente ou quando for necessário.

Vale o alerta

Toda dor no joelho deve ser avaliada para descoberta de sua causa e tratamento.

Afinal, quadros persistentes ou intensos precisam devem ser investigados por especialista, que indicará o melhor tratamento.

Leia também Conheça apps que monitoram seu sono!

Gostou das nossas dicas? Tem muito mais aqui, no Pronto Falei!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *