Publicidade

Alimentação na gravidez: veja dicas para uma gestação saudável

Em meio a tantas preocupações da gestação, é difícil manter uma alimentação na gravidez que seja realmente adequada. Por isso, siga essas dicas que preparamos para as mamães de primeira viagem!

3 dicas para a alimentação na gravidez

mulher grávida e seu esposo se abraçam na cozinha enquanto preparam uma alimentação saudável
Foto: Amina Filkins | Pexels

Escolha alimentos equilibrados

Embora muitas grávidas ignorem essa recomendação, ter uma dieta com base em refeições equilibradas faz total diferença na saúde da mãe e do bebê. Segundo a nutricionista Flávia Ramos:

Publicidade

“Tudo que a mãe come na gestação, passa para o neném. Não é só pelos nutrientes, é pela formação celular, para o neném ter uma boa formação celular e diminuir os riscos de doenças na vida adulta, como diabetes, pressão alta e obesidade. Tudo começa na barriga da mãe”.

Dessa forma, é importante que as gestantes se alimentem de grãos, frutas, legumes, verduras, cereais, e outros alimentos que sejam de fácil digestão. 

Além disso, é essencial beber um litro e meio, ou dois litros de água todos os dias, pois isso ajuda na ingestão do intestino, área muito afetada em mulheres grávidas. 

Publicidade

Evite a ingestão de alimentos ultraprocessados

Em suma, os alimentos processados podem fazer muito mal na sua dieta. Ou seja, são os alimentos ricos em gordura, açúcar ou muito picantes. 

Uma dica que a nutricionista Juliana Novais recomenda é evitar os alimentos “empacotados”. Dê preferência para os alimentos preparados de forma natural, pois esses não têm conservantes ou compostos químicos prejudiciais. 

Evite bebidas alcoólicas na gravidez

Com certeza, você já deve ter ouvido falar nessa recomendação, mas é importante reforçar. Afinal, a ingestão de bebidas alcoólicas por grávidas, ou mães que amamentam, pode ser muito prejudicial para as crianças. 

Publicidade

Leia também: Receitas sem glúten – Melhores sites para aprender

Por fim, se você também gosta de pratos da culinária asiática, como o peixe cru, saiba que é possível manter a ingestão desses alimentos.

Contudo, é preciso estar atento aos lugares de preparo da comida, ou preferir preparar você mesma. 

Então, quer aprender mais dicas como essas?

Aproveite e continue navegando em nosso site!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *