Publicidade

Como afinar violão? Esses apps podem te ajudar

Afinar um violão por meio de um aplicativo pode parecer estranho para quem não é da área de música, mas é bastante comum e conveniente quando se tem apreço pela tecnologia e sabe tirar proveitos dos benefícios que ela trouxe pro nosso dia a dia.

Atualmente, existem vários aplicativos que oferecem recursos para afinar violão. Vamos te apresentar quatro opções.

Aplicativos para afinar violão

1. Afinador Cifra Club

Em primeiro lugar, destacamos o aplicativo Afinador Cifra Club, que promete tornar o processo de ajuste do seu violão muito simples! Basta tocar uma corda e ajustar, apertando ou afrouxando, de acordo com as instruções.

Publicidade

Com o afinador cromático você aperta ou afrouxa a corda até que o ponteiro fique centralizado e na cor verde, indicando o tom desejado. Se ficar laranja, é necessário apertar, e se ficar vermelho, você deve afrouxar a corda.

Já no modo “Afinador Corda a Corda”, você escolha a corda e segue o processo de afinação passo a passo. Os textos fornecerão orientações claras sobre o que você precisa fazer, tornando o processo ainda mais fácil do que no modo cromático.

Além de violão, você tem opções de afinar guitarra, baixo, cavaquinho, banjo, e vários outros instrumentos de corda.

Publicidade

O aplicativo é gratuito, mas você pode assinar o Club Pro e ter acesso a ferramentas exclusivas.

Baixe em iOSAndroid

2. GuitarTuna

O GuitarTuna é o segundo da nossa lista e destaca-se como um dos aplicativos mais abrangentes e fáceis de usar em sua categoria.

Está disponível para iOS e Android e não apenas permite a afinação de uma ampla variedade de instrumentos de corda, mas também funciona como um afinador específico para violão.

Ademais, o GuitarTuna oferece tutoriais claros e de fácil compreensão, sendo uma excelente ferramenta para músicos iniciantes aprimorarem suas técnicas. É gratuito.

Baixe em iOS | Android

Publicidade

3. Fender Tune

Em terceiro lugar, indicamos o Fender Tune, um aplicativo de afinação de precisão totalmente gratuito e classificado com 5 estrelas pelos usuários. Ele tem interface intuitiva, assim como os anteriores, projetada para simplificar o uso por iniciantes.

Com o aplicativo, você escolhe entre cinco modos de afinação:

Afinar violão
Aplicativos ajudam em várias tarefas, incluindo afinar violão (Foto: Pvproductions/Freepik)
  1. Modo Auto-Tune – Você toca uma corda, o afinador capta a nota e orienta você até atingir o tom perfeito;
  2. Modo de Afinação Manual – Selecione uma corda no cabeçote Fender interativo para ouvir a nota e afinar seu instrumento;
  3. Modo Cromático – O afinador identifica cada um dos 12 passos cromáticos (semitons) na escala de temperamento igual, permitindo que você ajuste qualquer nota na escala;
  4. Afinações Preditas – São oferecidas 26 afinações, incluindo: padrão (EADGBE), Open G, Drop D, Open D e Drop C;
  5. Afinações Personalizadas – Desenvolva suas próprias afinações personalizadas e as salve em seu perfil pessoal para acessar quando for necessário.

Baixe em iOS | Android

4. Pro Guitar Tuner

Por fim, apresentamos o aplicativo Pro Guitar Tuner, que se destaca como um afinador de guitarra simples, atuando como um afinador cromático para ajustes convencionais.

O aplicativo capta e analisa em tempo real o som proveniente de microfone embutido, fone de ouvido, clipe de guitarra ou qualquer outro microfone externo, e tudo isso com altíssima precisão. Pode ser usado para afinar a maioria dos instrumentos de corda.

Baixe em Android |iOS.

Leia também Como criar figurinhas para WhatsApp grátis

Gostou deste conteúdo? Continue navegando por aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *