Publicidade

Como fazer um financiamento imobiliário no Banco Caixa

Quem não sonha com a casa própria? Se você é um desses, o financiamento imobiliário no Banco Caixa pode te ajudar. Descubra o que é e como você pode fazer!

O que é o financiamento imobiliário?

financiamento caixa
Foto: Tierra Mallorca/Unsplash

Se você quer comprar uma casa para chamar de sua, mas nem de longe tem dinheiro para desembolsar no momento, o financiamento imobiliário é a solução. 

Ele funciona de forma simples: você escolhe um imóvel, a Caixa avalia o imóvel e as suas linhas de crédito no sistema bancário e te oferece opções de pagamento a longo prazo.

Publicidade

Dessa forma, dependendo da proposta de crédito da Caixa, você pode ter uma carência de até 35 anos. Ou seja, você pagará o seu imóvel em parcelas até quitar o saldo que deve.

Mas, para isso, é preciso estar atento à modalidade do seu financiamento habitacional. Ela define qual será o pagamento de entrada, os juros e a amortização da dívida. No Banco da Caixa você pode usar 4 modalidades imobiliárias:

  • Taxa Referencial (TR);
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA); 
  • Taxa Fixa;
  • ou Poupança.

Veja também: Quais os melhores bancos para empréstimo? Confira!

Passo a passo para fazer um financiamento imobiliário no Banco Caixa

  1. Simulação

No primeiro passo, você deve fazer uma simulação de financiamento imobiliário. Informe seus dados financeiros e veja quais são os valores das parcelas, prazos e condições para começar um financiamento na Caixa. 

Acesse o Simulador Habitacional CAIXA 

2. Análise de crédito

Na próxima etapa, você deve fazer uma análise do seu crédito no banco. Quanto mais você tiver um bom histórico financeiro, melhores condições de pagamento você consegue. 

Publicidade

Além disso, aqui também é avaliado o uso do FGTS com crédito de pagamento. Portanto, vá até os correspondentes bancários ou procure um gerente na agência da Caixa e leve seus documentos.

Acesse a lista de documentos

3. Análise de engenharia

Após a análise dos documentos, a Caixa vai até o imóvel para avaliá-lo. Portanto, aqui é importante que você escolha bons imóveis e, principalmente, uma construtora confiável.

4. Assinatura do contrato

Após a avaliação do imóvel, você deve ir até a agência para assinar o contrato. Além disso, é preciso registrar o contrato no cartório de imóveis para que o crédito seja liberado. 

5. Pagamentos das parcelas

Enfim, depois de assinado o contrato, começa o pagamento das parcelas mensais do seu financiamento imobiliário no Banco Caixa.

Para te ajudar, a Caixa disponibiliza o débito em conta ou pagamento por boletos. Você retira no site ou no app Habilitação Caixa. 

Publicidade

6. Gestão do financiamento

Além disso, você também pode ajustar o pagamento das suas prestações, seja por meio do Internet Banking Caixa, site ou na agência.

Assim, você pode adiantar parcelas, amortizar seu saldo ou negociar uma pausa nas prestações. 

Como escolher as melhores tarifas e índices? 

Como você viu, existem diversas modalidades de financiamento. Em suma, todas elas utilizam o Sistema de Amortização SAC ou o Sistema de Amortização Tabela Price.

A Taxa Referencial (TR) e o IPCA atualizam todo mês o saldo devedor na data de vencimento das parcelas. Enquanto a modalidade de Taxa Fixa oferece prestações sem correção. 

Já na modalidade Poupança da CAIXA, o TR corrige o saldo devedor dos contratos, sem compor a remuneração de juros cobrados todo mês. 

Além disso, existem tarifas obrigatórias em qualquer financiamento imobiliário do Banco Caixa, como a Tarifa de Administração de Contrato. Ela é cobrada todo mês apenas para os imóveis no Sistema Financeiro Habitacional. 

Por fim, é vital que você escolha a melhor modalidade que caiba nas suas condições!

Gostou das dicas?

Acompanhe outros artigos do site! 

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *