Publicidade

Como melhorar a vida de um idoso usando esses aplicativos

Quem tem uma pessoa idosa em casa ou próximo sabe o quanto algumas tarefas aparentemente simples acabam se tornando complexas para ela. E a intenção de melhorar a vida de um idoso é unânime entre essas famílias.

Atualmente, a tecnologia é inerente à vida cotidiana, influenciando todas as faixas etárias. Entretanto, é entre os idosos que as inovações digitais podem fazer uma diferença transformadora, proporcionando melhorias substanciais na qualidade de vida.

Neste contexto, a utilização de aplicativos específicos é uma excelente ferramenta, abrindo portas para a conectividade, assistência à saúde, bem como entretenimento.

Neste artigo vamos te mostrar cinco aplicativos que podem se tornar aliados na busca por um envelhecimento mais saudável e conectado, destacando o impacto positivo que a tecnologia pode ter na vida de um idoso.

5 apps para melhorar a vida de um idoso

1. Medisafe

Se tem uma situação comum na vida de um idoso é o uso contínuo de medicamentos. Por isso destacamos primeiramente o Medisafe, um aplicativo móvel projetado para ajudar as pessoas a gerenciar seus medicamentos de forma eficaz.

Ele funciona como um assistente de lembretes, notificando os usuários sobre horários de medicação, doses adequadas e possíveis interações medicamentosas. O aplicativo permite que os usuários acompanhem seu histórico de medicação, estabeleçam lembretes e compartilhem informações relevantes com profissionais de saúde ou familiares, se assim desejar.

2. Silver Surf

O Silver Surf Web Browser é um navegador de internet gratuito pensado para tornar a experiência online mais acessível. Com uma interface simples e intuitiva, esse navegador visa facilitar a navegação na web para aqueles que têm menos familiaridade com a tecnologia.

Vida de um idoso
Aplicativos podem melhorar a vida de um idoso (Foto: Pixabay)

O Silver Surf não apenas simplifica o processo de navegar na internet, mas também oferece recursos adicionais para aprimorar a experiência do usuário. Com opções de zoom e contraste, o navegador proporciona uma visualização mais clara e confortável das páginas, adaptando-se às necessidades específicas do público idoso.

3. Lumosity

O Lumosity é um aplicativo de treinamento cerebral que oferece jogos e exercícios para melhorar habilidades cognitivas, como memória e resolução de problemas. Desenvolvido pela Lumos Labs, o app é projetado para ser envolvente e divertido, promovendo o treinamento cerebral.

Os jogos podem ser adaptados para atender às necessidades dos idosos, oferecendo uma abordagem lúdica para o aprimoramento cognitivo.

4. EyeReader

O EyeReader é um aplicativo inovador de ampliação de leitura projetado para dispositivos Apple. Utilizando a luz LED do iPhone, o aplicativo resolve o desafio de ler letras pequenas em ambientes escuros, como cardápios de restaurantes.

O aplicativo permite ampliação de texto usando gestos simples na tela e é útil não apenas para cardápios, mas também para rótulos de receitas, cheques de restaurantes, vouchers de cartão de crédito e outros usos práticos, sendo especialmente benéfico para idosos.

5. Red Panic Button

Por fim, um aplicativo voltado para a segurança. O Red Panic Button (Botão de Pânico Vermelho, na tradução livre) é especialmente valioso para idosos que residem sozinhos ou longe de familiares e amigos, porque proporciona uma maneira eficaz de solicitar assistência em situações de emergência, como mal-estar ou quedas.

A operação é simples: ao pressionar o proeminente botão vermelho no centro da tela, o aplicativo envia mensagens para um grupo designado de contatos, incluindo um link com a localização atual.

Faça o download

Leia também Conheça os 7 melhores apps de culinária para cozinhar em casa

Gostou deste artigo? Continue navegando por aqui!