Publicidade

O que muda com a nova tecnologia Bluetooth 5.3 afinal?

Responsável pela padronização de conexões sem fio, a Bluetooth Special Interest Group anunciou a versão Bluetooth 5.3. Mas, na prática, quais serão os novos recursos?

Neste artigo, você vai descobrir como funciona a tecnologia de conectividade Bluetooth, os aprimoramentos da nova versão e os dispositivos disponíveis. Confira!

Publicidade

Como funciona a tecnologia de conectividade Bluetooth?

Em uma analogia simples, o Bluetooth funciona como uma espécie de Wi-Fi, só que voltado para ondas curtas na frequência de rádio — algo em torno de 2.4 Ghz/s.

Bluetooth 5.3
Banco de imagem

Por meio dessas ondas é que se torna possível conectar um ou mais dispositivos entre si, substituindo a necessidade de utilizar um cabo USB, por exemplo.

Publicidade

Com o bluetooth você pode transferir fotos, vídeos, documentos, arquivos de texto e assim por diante. Além é claro de possibilitar ouvir suas playlists de música que tanto gosta.

De que maneira o Bluetooth 5.3 se diferencia das outras versões?

Pois bem, o Bluetooth 5.3 é uma forma de aprimoramento de canal, a fim de minimizar os riscos de interferências na faixa de frequência.

A segurança é um fator relevante nessa nova versão, tendo em vista que quanto mais sensível for arquivo compartilhado, maior será o código de encriptação.

Publicidade

Há melhorias na questão da economia de energia, bem como maior qualidade de som para os aparelhos compatíveis, sendo algo precioso para quem não vive sem música.

Funciona em quais aparelhos?

Por enquanto, essa nova tecnologia de conectividade sem fio está disponível em poucos dispositivos, assim como qualquer inovação tecnológica.

No entanto, o chipset Qualcomm FastConnect foi o primeiro a receber o Bluetooth 5.3. Empresas como MediaTek, JBL, Xiaomi e OPPO também já contam com a tecnologia.

Sabe uma conexão que sempre está em altíssima frequência? Você e o nosso portal. Aproveite que está aqui e leia outros artigos com informações incríveis!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *