Publicidade

Saiba Como Participar do Programa Minha Casa Minha Vida e Realizar o Sonho da Casa Própria

Se você tem o sonho de conquistar a casa própria, assim como muitos brasileiros, e finalmente deixar de pagar aluguel, saiba que existe um programa que pode te ajudar: o Programa Minha Casa Minha Vida.

Para te ajudar a conhecer melhor esse programa que tem transformado a vida de muitos brasileiros, criamos este artigo que vai te contar um pouco sobre como funciona o Programa Minha Casa Minha Vida e como participar. Veja.

Como funciona o Programa Minha Casa Minha Vida e como participar

O programa Minha Casa Minha Vida é um benefício criado em 2009 pelo Governo Federal. No começo, seu objetivo principal era construir 1 milhão de habitações para famílias com renda de até três salários mínimos.

Publicidade

No entanto, desde a sua criação, o programa já conseguiu construir mais de 4 milhões de moradias que são vendidas para pessoas de baixa renda e que não podem comprar um imóvel no valor convencional, que custaria mais do que poderiam pagar.

No entanto, o programa se desenvolveu e atualmente funciona como uma oportunidade de famílias carentes de conseguirem realizar o sonho de ter uma casa própria por preços mais acessíveis.

Programa Minha Casa Minha Vida (Fonte: Google)

Como funciona o Programa Minha Casa Minha Vida?

O Programa Minha Casa Minha Vida tem como principal público-alvo famílias de baixa renda que podem financiar até 80% do valor do imóvel.

Publicidade

Assim, os imóveis são parcelados em até 360 meses, ou seja, os usuários do programa têm aproximadamente 30 anos para quitar e terminar de pagar totalmente o financiamento.

No entanto, para conseguir o financiamento para comprar uma casa no Programa Minha Casa Minha Vida é preciso que o valor corresponda ao limite máximo de 30% da renda da família.

Vale destacar, no entanto, que o próprio imóvel é uma garantia do financiamento.

Como participar do Programa Minha Casa Minha Vida?

Se você ficou interessado e quer saber como participar do Programa Minha Casa Minha Vida, saiba que é preciso cumprir certos requisitos, como por exemplo, não estar participando de outro financiamento de imóvel e nem já ter um imóvel em seu nome.

Publicidade

Além disso, também é importante não ter sido beneficiado por outro programa de habitação do Governo Federal.

Outro ponto que precisa ser observado é que o imóvel não pode ser utilizado para fins comerciais já que o programa é direcionado para a moradia.

Desta forma, se você cumprir os requisitos apresentados acima, é preciso fazer o cadastro no programa de acordo com a sua renda.

Assim, há famílias que possuem renda bruta de até R$1.800 e se encaixam nas classificações e assim por diante.

Outro ponto que deve ser observado é que, para fazer jus ao programa, é preciso que as famílias não tenham renda maior que este valor, porque não poderão realizar o cadastro no programa.

Depois disso, é só ir até uma das agências da Caixa Econômica Federal e fazer um cadastro para dar entrada no financiamento da sua nova casa. Acesse o site oficial da Caixa para maiores informações.

Continue nos acompanhando!